segunda-feira, junho 12, 2006

 

CAPÍTULO GERAL DA SVD: CARTA ABERTA


“Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus.” (Mt 5, 10)



Como Missionários do Verbo Divino (SVD), reunidos em Capítulo Geral (Assembléia Internacional da Congregação religiosa do Verbo Divino) em Roma, nos sentimos afetados pelos últimos acontecimentos ocorridos na região amazônica do Brasil. Estamos nos referindo às ameaças de morte que os padres Edilberto Sena e José Boeing, svd, têm recebido, e à pressão que está sofrendo a diocese de Santarém representada pelos seus bispos e todos os movimentos sociais organizados. Tais ameaças também nos afetam porque os mesmos estão realizando um trabalho que está de acordo com nossa missão no mundo.

Como gesto de solidariedade com eles e todas as pessoas que lutam em prol da justiça, da ecologia e da integridade da criação, pedimos:
- a possibilidade de um diálogo aberto sobre o problema do agro-negócio, na qual as partes afetadas estejam representadas da mesma forma que a sociedade civil.
- A imediata investigação dos fatos, por parte da procuradoria da república e da policia federal.
- Proteção às pessoas ameaçadas de morte.
- Que a multinacional “Cargill” apresente o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), sobre a implantação da mesma em Santarém e legalize seus estatutos, assim como exigem as leis nacionais e internacionais de convivência humana.
- O respeito pelas pessoas nativas da Amazônia e a floresta, a qual queremos “em pé” e não derrubada.

Esperamos que o Deus da vida e Criador do universo anime a nossos irmãos e irmãs comprometidos com a construção de um mundo melhor e ilumine aqueles que têm a responsabilidade de promover o bem-estar de todo o povo.


Roma, 10 de Junho de 2006


P. Antonio Pernia SVD
Superior Geral e presidente do capítulo.
Em nome dos 149 participantes que representam os 6102
Missionários do Verbo Divino que trabalham em 70 países do mundo.

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?