terça-feira, junho 05, 2007

 

A imagem do ser Humano!


Santa Teresa de Ávila (1515-1582), carmelita, doutora da Igreja Poesias, nº 8 "Alma, buscar-te-ás em mim"


Alma, busca-te em Mim

E a Mim busca-me em ti.

Tão fielmente pôde o Amor


Alma, em Mim, te retratar

Que nenhum sábio pintor

Tua imagem figurar.

Foste, por amor, criada


Formosa, bela e assim

Dentro do Meu ser pintada.

Se te perderes, minha amada,

Alma, procura-te em Mim.


Porque Eu sei que te acharás

Em Meu peito retratada,

Tão ao vivo figurada

Que ao ver-te folgarás

Por te veres tão bem pintada.


E se acaso não souberes

Em que lugar Me perdi,

Não andes dali para aqui

Porque se encontrar Me quiseres

A Mim, Me acharás em ti!

Em ti, que és meu aposento

És minha casa e morada.


Aí busco, cada momento,

Em que do teu pensamento

Encontro a porta fechada.


Só em ti há que buscar-Me,

Que de ti nunca fugi;

Nada mais do que chamar-Me

E logo irei, sem tardar-Me,

E a Mim, me acharás, em ti!

Comments:
Que coisa mais linda este poema de Santa Tereza d'Ávila! Agradeço muito a oportunidade de aqui vir a sabê-la poeta, e também poder ler texto seu assim esmerado.
 

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?