sábado, julho 07, 2007

 

Luta contra a pobreza


Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio são um conjunto de compromissos globais assumidos por quase todos os países do mundo na Cimeira do Milénio promovida pela ONU em 2000.

No relatório da ONU de 2007 constatam-se alguns progressos: a proporção de pessoas que vivem com o equivalente a 1 dólar por dia baixou de 32 por cento (1.25 mil milhões em 1990) para 19 por cento (980 milhões em 2004), no entanto há ainda muito a fazer:

Mais de meio milhão de mulheres morre anualmente devido a complicações evitáveis e tratáveis associadas à gravidez e ao parto e foram conseguidos poucos progressos na redução para metade da proporção de crianças com baixo peso.

Igualmente negativo é o facto do número de mortes devido à SIDA no mundo ter aumentado para 2,9 milhões no ano passado em relação aos 2,2 milhões em 2001, ao passo que mais de 15 milhões de crianças perderam um ou ambos os pais devido à pandemia.

Por outro lado, metade da população do mundo em desenvolvimento continua a não ter acesso a saneamento básico e os efeitos potencialmente catastróficos das alterações climáticas já começam a fazer-se sentir.

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?