quarta-feira, janeiro 23, 2008

 

Semana de Unidade pelos Cristãos: 23 Janeiro


6º Dia: Orai sem cessar, para obter a graça de trabalhar com Deus

Estai sempre alegres, orai incessantemente (1Tes 5,16)

2Sm 7,18-29
Oração de louvor e alegria de Davi.
Sl 86
Senhor, presta ouvido e responde-me.
1Tes 5,(12a)13b-18
Estai sempre alegres.
Lc 10,1-24
Missão dos setenta e dois discípulos.

Comentário
Na oração, modelamos nossa vontade na vontade de Deus e participamos, deste modo, do cumprimento de seu desígnio. Necessitamos continuamente que o Espírito Santo transforme nossos corações, nos dê a graça de trabalhar com Deus, de participar da missão que Ele nos confia e do seu projeto de unidade. Enquanto oramos sem cessar nesta intenção, sabemos que são necessários cada vez mais operários para a messe. Por ocasião de numerosos encontros ecuménicos (e em particular do Fórum nacional pela Unidade Cristã realizado anualmente nos Estados Unidos) ficou evidente a necessidade de promover a participação de mais jovens para que o movimento ecuménico possa prosperar, seja hoje, seja no futuro. É preciso que mais operários conheçam a alegria da oração, para contribuir com a obra de Deus.

As leituras do 6º Dia nos ajudam a compreender melhor o que significa trabalhar a serviço do Evangelho. David, surpreso por ter sido escolhido para participar da edificação de um templo para o Senhor, pergunta : “Deus poderia realmente habitar a terra?” E conclui : “Que a casa de teu servo permaneça firme na tua presença”.

O salmista ora: “Senhor, mostra-me teu caminho e eu me conduzirei segundo tua verdade. Unifica meu coração para que ele tema o teu nome. Senhor meu Deus, quero celebrar-te de todo o coração, e glorificar o teu nome para sempre” (Sl 86,11-12).

Quando Jesus enviou os setenta e dois discípulos, confirmou que – graças a eles e a todos os que haverão de crer – a sua palavra, a sua paz e sua Boa Nova de que “o Reino de Deus chegou até vós” serão proclamados no mundo inteiro. Quando seus discípulos voltam felizes, apesar de terem sofrido a rejeição de alguns, Jesus se alegra com o sucesso deles de submeter os demónios: é preciso continuar proclamando a Boa Nova sem jamais cessar!

Deus quer que seu povo seja um. Como os cristãos de Tessalónica, nós também somos exortados à “viver na alegria” e a orar “sem cessar”, na esperança segura de que – se nos comprometemos plenamente a trabalhar com Deus – o seu desígnio de unidade será, enfim, realizado.

Oração
Senhor Deus, na perfeita unidade de vosso Ser, cultivai em nossos corações o desejo ardente e a esperança da unidade, para jamais cessarmos de trabalhar a serviço de vosso Evangelho. Nós vos pedimos por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?