sábado, fevereiro 23, 2008

 

Aqui morro de fome! Vou regressar para casa de meu pai

Por onde começar a chorar o que fiz ao longo da vida?
Quais serão os primeiros acordes desse canto de luto?
Concede-me, ó Cristo, o perdão dos meus pecados...

Tal como o oleiro amassando a argila,
tu me deste, ó meu Criador,
carne e ossos, espírito e vida.

Senhor que me criaste, meu juiz e meu Salvador,
traz-me hoje de volta para ti.

Ó meu Salvador, diante de ti confesso as minhas faltas.
Eu caí sob os golpes do Inimigo.
Eis as chagas com que os meus pensamentos assassinos,
quais salteadores, mutilaram a minha alma e o meu corpo (Lc 10,20sg).

Eu pequei, ó Salvador, mas sei que amas o homem.
É a tua ternura que nos castiga
e a tua misericórdia é como o fogo.
Vês-me chorar e vens a mim
tal como o Pai acolhe o filho pródigo.

Desde a juventude, ó meu Salvador, desprezei os teus mandamentos.
Passei a vida em paixões e inconsciências.
Grito por ti: antes que chegue a morte,
salva-me...

Em coisas vãs dissipei o património da minha alma.
Não colhi os frutos do fervor e tenho fome.
E grito: Pai de ternura, vem a mim,
guarda-me na tua misericórdia.

Aquele que os ladrões assaltaram (Lc 10,30sg),
Sou eu no desvario dos meus pensamentos.
Eles atacam-me, ferem-me.
Inclina-te sobre mim, Cristo Salvador, e cura-me.

O sacerdote viu-me e afastou-se.
O levita viu-me, nu e sofrendo, e passou adiante.
Mas tu, Jesus nascido de Maria,
tu paras e socorres-me...

Lanço-me a teus pés, Jesus,
pequei contra o teu amor.
Liberta-me deste fardo pesado demais
e, na tua misericórdia, acolhe-me.

Não entres em juizo contra mim, não reveles as minhas acções,
não prescrutes motivos e desejos.
Mas, na tua compaixão, ó Todo-Poderoso,
fecha os olhos às minhas faltas e salva-me.
Eis o tempo do arrependimento. Venho a ti.

Liberta-me do pesado fardo dos meus pecados
e, na tua ternura, dá-me lágrimas de arrependimento.

(Sto. André de Creta (660-740), monge e bispo
Grande Cânone da liturgia ortodoxa para a Quaresma, 1ª ode)

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?