sexta-feira, outubro 03, 2008

 

Dia Internacional da Não-Violência: 2 Outubro

Mensagem do Secretário-Geral da ONU
Este ano, o Dia Internacional da Não-Violência assume um significado especial porque a data, em que se comemora o aniversário do nascimento de Mahatma Gandhi, coincide com o sexagésimo aniversário da adopção da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Existe uma profunda ligação filosófica entre os princípios fundamentais dos direitos humanos e os princípios praticados por Mahatma Gandhi.
Para Mahatma Gandhi, a resposta consistia sempre na acção. Como costumava dizer: "Uma onça de prática vale mais do que toneladas de sermões".
Pela nossa parte, só poderemos tentar emular esse modelo, se pusermos em prática os princípios da não-violência, da justiça e da paz.
A herança e os princípios legados pelo Mahatma são hoje promovidos na celebração da Declaração Universal dos Direitos Humanos, através das actividades das Nações Unidas e dos nossos inestimáveis colaboradores da sociedade civil: dirigentes religiosos, professores, artistas e muitos outros.
Assim, devemos assegurar que os direitos consagrados na Declaração sejam uma realidade viva: que sejam conhecidos, entendidos e gozados por todos, em toda a parte.
Muitas vezes, são justamente os que mais precisam de que os seus direitos sejam protegidos que precisam também de saber que a Declaração existe e existe para eles.
Os direitos de muitos homens e mulheres continuam a ser violados, no mundo inteiro. É por isso que o legado do Mahatma é agora mais importante do que nunca.
Neste Dia Internacional da Não-Violência e no sexagésimo aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que o Mahatma nos inspire no cumprimento da nossa missão.
(Fonte: comunicado de imprensa SG/SM/11843 de 01/10/2008)

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?