sexta-feira, julho 14, 2017

 

6ª feira da 14ª semana do Tempo Comum – S. Camilo de Lelis


Disse-lhe Deus numa visão noturna: «Jacob! Jacob!». Ele respondeu: «Aqui estou». (cf. Gen 46, 1-7.28-30)

Deus é o “Eu sou”, o “Eu estou”, o “Eu te acompanho e salvo”,
embora seja noite e a visão só alcance a voz da fé!
Foi assim com Jacob quando desceu ao Egito,
foi assim com Moisés quando conduziu o povo à Terra prometida,
foi assim com Jesus, Cordeiro de Deus, manso e vencedor,
é assim com os cristãos, enviados como cordeiros para o meio de lobos.
Não temos que temer o que vemos e nos atemoriza,
mas confiar Naquele que é, que era e que há-de vir!
O tempo dói quando o inverno sopra e a tempestade balança,
mas a perseverança faz-nos esperar o encontro libertador!

O corpo está presente, como poço insaciável,
mas dificilmente diz “aqui estou!”, quando é chamado.
Está presente na oração, mas ausente no coração,
já que “onde estiver o teu tesouro aí estará o teu coração!”.
Está presente em casa, como hóspede de direitos,
mas ausente de diálogo, de serviço e de partilha.
Está presente na sociedade, como espetador e comentador,
mas ausente de compromisso e de solidariedade.
Mas há por aí uns solitários felizes,
que conseguem estar onde estão, sem ruído,
e sustêm a vida e a paz, com perseverança e confiança,
fazendo a amendoeira florir no inverno inóspito!

Senhor, mais uma vez tomo consciência que Tu estás,
enquanto eu durmo tranquilamente na minha cama!
Como é bom acordar e dizer “aqui estou” Àquele que está,
na ternura da aurora dum nevoeiro que promete sol!
Cristo que permaneces connosco , como Emanuel,
ajuda-me a ter raízes de peregrino, em vez de asas de fugitivo!
Que o teu Espírito nos conduza por caminhos da vida,
com a simplicidade das pombas e a prudência das serpentes,
confiando que “tudo concorre para o bem dos que Te amam!”. 
S. Camilo de Lelis, intercede para que muitos jovens
possam responder “Aqui estou, Senhor, podes contar comigo!”

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?