domingo, março 25, 2018

 

Domingo de Ramos na Paixão do Senhor – Dia Mundial da Juventude


Escutar, como escutam os discípulos. (cf. Is 50,4-7)

Chegou a hora da maior prova de amor!
Jesus escuta os que O aclamam à entrada de Jerusalém:
“Hossana! Bendito o que vem em nome do Senhor!”
Escuta os passos da hora da sua paixão e reza:
“Não se faça o que Eu quero, mas o que Tu queres!”
Escuta traições e abandonos, mentiras e torturas,
mas continua o “Eu Sou, o Filho do Homem, o Messias!”
Escuta tentações para fugir da cruz,
mas a fidelidade fala como discípulo da aliança eterna:
“Meu Deus, meu Deus porque me abandonaste!”
Quem vive e morre assim é na verdade o Filho de Deus!

A glória dos homens é efémera e bipolar!
Muita dessa glória é comprada:
o que se paga para falarem bem de nós e dos nossos produtos,
uns segundos na TV ou em outros meios de comunicação!
A vida está cheia de encruzilhadas e vozes de tentação,
e o desafio é saber identificar a que nos faz discípulos
d’Aquele que há mais de 2.000 anos continua vivo,
a falar uma verdade que não passa e duma glória eterna!
Mesmo entre os cristãos e consagrados há momentos, 
em que, como Pedro, negamos o Senhor!
Hoje começa uma Semana Santa, a quem quero escutar?

Senhor, há tanto ruído em mim e fora de mim,
que quase não sei identificar a Voz da Verdade e do Amor!
Ajuda-nos a fazer silêncio, jejum de distrações,
para que cada manhã desperte com ouvidos de discípulo,
na escuta da Tua Palavra e na contemplação da Tua Paixão.
Que o teu Espírito nos dê a luz do discernimento
e a tua Palavra e o teu Pão nos fortaleça a fidelidade e a conversão!
Ajuda os nossos jovens a escutar como discípulos de Jesus! 

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?