sexta-feira, maio 11, 2018

 

6ª feira da 6ª semana da Páscoa


Certa noite o Senhor disse-lhe numa visão: «Não temas, continua a falar, que Eu estou contigo». (cf. At 18,9-18)

Deus é paciente e respeita os nossos ritmos.
Jesus sabe que a sua missão é semear,
mesmo se durante a noite outros semeiam joio,
que abafam a vida, enfraquecem a esperança,
e desesperam o tempo perante a perseguição e a traição.
Por isso, avisa os discípulos que a alegria da ressurreição
vem a seguir à tristeza da paixão e do “trono de gelo” da cruz.
A Paulo, anima dizendo, “Continua a falar! Eu estou contigo”!
A evangelização precisa de tempo, fé e persistência!

O tempo é um processo lento e confiante,
grávido de esperança, sem a ansiedade dos frutos imediatos!
Num mundo onde todos querem a magia dos frutos rápidos,
procuram-se números em vez de qualidade,
multidões eufóricas durante um dia,
em vez de discípulos vigilantes que sabem esperar a primavera,
a pastoral de eventos e de sacramentos
sem a pastoral do acompanhamento e do fortalecimento!
E quando não se conseguem frutos rápidos, desiste-se!

Senhor, obrigado pela paciência que tens tido comigo,
pela misericórdia com que me tens amado e acompanhado!
Continua a semear, a purificar, a podar, a enviar!
Que o teu Espírito nos ensine a imitar a tua paciência na missão,
e a compreender o que significa: 
“Aqueles que semeiam com lágrimas, vão recolher com alegria” (Sl 126)
Ajuda-nos a compreender a vida como um processo,
a missão como um acompanhamento amoroso,
a evangelização como um semear generoso,
a pastoral como um cuidar da semente germinada!

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?