terça-feira, julho 03, 2018

 

S. Tomé, Apóstolo


Em união com Cristo, também vós sois integrados na construção. (cf. Ef 2,19-22)

Cristo faz de nós amigos de Deus, concidadãos do Céu, 
pedras vivas do Templo do Espírito Santo!
Os apóstolos, discípulos chamados pelo Senhor,
a testemunhar a Palavra ouvida e sentida,
são os alicerces desta Igreja, união visível de Cristo!
Tomé ensina-nos que Cristo ressuscitado se vê,
não a partir de fora e da nossa descrença,
mas a partir de dentro, da Igreja, em celebração pascal!

A união com Cristo deve ser sacramental
e não apenas espiritual e virtual!
Não basta rezar ou seguir a missa pela TV, rádio ou internet,
mas é preciso ir, participar, sentir a comunhão real!
Não basta assistir tudo a partir da nossa casa,
mas é preciso sair e ir à casa comum da Igreja,
para celebrar juntos, cada um com o seu ministério,
o mistério do encontro e da memória de Cristo!
Viver do que se ouviu falar, sem buscar experimentar,
é optar por ser espetador, estrangeiro em casa!

Meu Senhor e Meu Deus, foi neste Igreja que Te encontrei,
Te escutei, Te segui, Te respondi, Me reconciliei, Te anunciei…!
Às vezes custa-me sair de mim e ir ao encontro de irmãos,
reunidos na mesma fé, mas nem sempre no mesmo sentimento,
mas é aí que estás para me ensinar a amar o diferente,
a perdoar o que me ofende ou perturba, a integrar o perdido!
Às vezes tenho a tentação de procurar a celebração que gosto,
onde me sinto bem e não tenho que sair de mim!
S. Tomé, evangelizador da Índia, 
ajuda-nos a sair da incredulidade e do comodismo,
para, unidos a Cristo, nos tornamos continuadores da sua Missão! 

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?