quarta-feira, março 20, 2019

 

4ª feira da 2ª semana da Quaresma


Porventura assim se paga o bem com o mal? (cf. Jer, 18,18-20)

Deus cria por amor, fala para corrigir e perdoar,
desce para servir e curar, dá a vida par nos salvar!
O rasto da criação e da história revela-nos Deus-fonte-do-bem!
Apesar de tudo, viramos as costas a Deus,
desobedecemos à sua Palavra e aliança, 
fugimos da cruz de Cristo
e construímos palácios baseados na mentira e na violência!
Quaresma é tempo para tomarmos consciência do mal 
e aprendermos a responder com o bem!

O processo de crescimento e de autonomia 
leva-nos, muitas vezes, a revoltar contra quem nos fez bem:
a natureza, os nossos pais e educadores, amigos e benfeitores.
O egoísmo e o desejo de poder, leva-nos, muitas vezes,
a atitudes de murmuração, comportamentos de traição,
tentativas de facadas pelas costas a quem nos fez bem!
A religiosidade interesseira só se vira para Deus na aflição,
depois esquece Quem o socorreu, 
pagando a atenção e o dom com a indiferença!

Senhor, passas a vida a fazer-me o bem 
e eu, às vezes, nem um obrigado Te digo!
Vieste para dar a vida por quem Te ofende e despreza,
e eu, desisto facilmente de mim e dos irmãos,
preferindo a murmuração, a condenação, a vingança!
Quanto tenho que aprender na arte de pagar o bem com o bem
e de responder com amor a quem me fez o mal!
Ajuda-nos, Senhor, a seguir-Te na arte de fazer sempre o bem!

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?