quinta-feira, setembro 21, 2023

 

5ª feira, S. Mateus, Apóstolo e Evangelista

 



Recomendo-vos que vos comporteis segundo a maneira de viver a que fostes chamados. (cf. Ef 4,1-7.11-13)

 

Deus chamou-nos à vida pela sua Palavra.

Somos uma vida única e irrepetível,

uma vocação com assinatura do Criador,

uma missão na Igreja de Jesus Cristo,

com o selo diferenciador do Espírito.

Não interessa por onde andámos,

o importante é focar-nos na missão que recebemos,

e que nos levantemos para uma vida nova,

segundo o chamamento que recebemos.

 

Às vezes a liberdade é preguiçosa e caprichosa,

faz o que bem entende no momento,

não se importando se isso corresponde à sua vocação divina

ou se prejudica o bem comum e compromete o futuro.

Vive-se segundo o impulso do momento e as circunstâncias,

não segundo um projeto e uma missão livremente aceite.

Se me comprometi a trabalhar determinado horário,

não posso cada dia estar a telefonar para o chefe:

“hoje não me apetece ir trabalhar, estou cansado,

deitei-me tarde e bebi um pouco mais do que devia”!

O amanhã prepara-se hoje, a eternidade no tempo,

de acordo com a resposta que livremente aceitei dar a Deus.

 

Senhor, obrigado porque dás sentido à minha vida,

chamando-me a consagrar-me totalmente à tua missão.

Perdoa as vezes em que esqueço que Te disse sim

e tomo opções que me afastam da minha missão

e às vezes até são opostas à minha vocação na Igreja.

Ajuda-nos a ser como Mateus que se levantou prontamente

do seu posto de cobrador de impostos e seguiu Jesus.

S. Mateus, apóstolo e evangelista, que abriste a tua casa à missão

e convidaste Jesus e os pecadores para se sentarem à mesma mesa,

reza para que também nós façamos da nossa vida

um convite para que todos se encontrem com Jesus

e possam conhecer a sua vocação e missão na Igreja.



Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?