terça-feira, abril 30, 2024

 

3ª feira da 5ª semana da Páscoa

 



Convocaram a Igreja, contaram tudo o que Deus 

fizera com eles e como abrira aos gentios a porta 

da fé. (cf. At 14,19-28)

 

A missão de Deus é um partir e voltar,

separar-se e permanecer em comunhão,

mantendo a consciência de ser enviado.

O Filho de Deus partiu do Pai e vive no Pai,

volta ao Pai e permanece com os seus discípulos

por meio da Palavra e do Espírito Santo

que faz da Igreja um corpo vivo e em missão.

Paulo e Barnabé são enviados da Igreja de Antioquia da Síria,

evangelizam os gentios, organizam as Igreja nascentes

e voltam a Antioquia para narrarem o que Deus fizeram com eles

e como tinha aberto a porta da fé aos gentios, pela sua ação.

 

A Igreja é missionária quando envia missionários;

é missionária quando alguns partem

e outros permanecem em oração e apoio logístico;

É missionária quando os que partem regressam

e partilham o que fizeram, sem vaidade nem superioridade,

mas com o espanto e a gratidão de terem partido

e visto a obra de Deus em ação por meio deles.

O testemunho da missão é também boa nova de evangelização,

para que os que ficaram se sintam parte desta missão.

Daí que a missão não deve ser uma iniciativa privada

nem um regressar silencioso,

como se a Igreja donde partiu não tivesse nada a ver com isso!

 

Senhor, bendito sejas por me teres chamado a partir

e, nesta aventura da missão, ter sentido a oração e o carinho

daqueles que me enviaram e animaram e esperaram com ansiedade.

Bendito sejas, pelos irmãos que me deste e desconhecia,

pelo acolhimento que recebi de quem fui enviado para dar,

da obra de Deus que me fez bênção, sendo frágil.

Foi bom teres alargado o espaço da minha tenda e do meu horizonte,

de aprender a rezar o Pai nosso em línguas diferentes,

fazendo-me experimentar a novidade de ser protegido e conduzido

pelo Espírito Santo a fazer novas todas as coisas.

Bendito sejas, porque afinal, quem ganhou mais com tudo isto

fui eu, neste ir e voltar, amar e carregar a cruz,

vou aprendendo a ser discípulo e missionário da Igreja.



Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?