quarta-feira, janeiro 30, 2008

 

Parábola do semeador

Como num sonho de felicidade, um jovem entrou numa loja onde um anjo era o vendedor. Perguntou o que é que ali se vendia. O anjo respondeu-lhe que se vendia de tudo. Então o jovem pediu que lhe servisse o fim das guerras, a fraternidade entre todos os seres humanos, o amor nas famílias, a união de todas as Igrejas...
“Desculpa, jovem – disse-lhe o anjo - aqui não vendemos frutos, vendemos apenas sementes”.

Agenda Biblica, Ed. Verbo Divino, 2008

terça-feira, janeiro 29, 2008

 

Ano Jubilar da morte de S. José Frenademetz e S. Arnaldo Janssen



domingo, janeiro 27, 2008

 

Partir, assim de repente!


Partiu!
Subitamente começou a morrer,
Entre esperanças e desânimos
Sorrisos e disfarces.

Partiu com um sorriso
De paz e gratidão
Porque em vez de uma pátria teve três
E em comunhão se desfez.

Deixa saudades a Ir. Pompeya!

A derradeira vocação aconteceu,
Foi chamada a sorrir no céu,
A alargar o coração,
E nele toda a criação conter
E em prece arder
Num amor que não esmorece.

Sorte a dela que já não sofre
A não ser de amor.

Fátima, 27/01/2008

 

Partiu para Deus!


A minha alma proclama a grandeza do Senhor…
Porque Ele fez em mim maravilhas…
Santo é o Seu Nome!”

(Lc 2, 47.49)

Irmã Pompeya Martinez,SSpS
(Missionária Serva do Espírito Santo)

Nasceu a 08 de Abril de 1949
em Astorga (León) – Espanha

Fez a Primeira Profissão a
06 de Janeiro de 1970

Entregou a sua vida como missionária em
Espanha, Brasil e Portugal

Faleceu a 27 de Janeiro de 2008

sexta-feira, janeiro 25, 2008

 

Semana de Unidade pelos Cristãos: 25 Janeiro


8º Dia: Orai sem cessar, para que todos sejam um

Vivei em paz entre vós (1Tes 5,13b)

Is 11,6-13: O lobo habitará com o cordeiro.
Sl 122: Que a paz reine dentro de tuas muralhas.
1Tes 5,13b-18: Vivei em paz entre vós.
Jo 17,6-24: Que todos sejam um.

Comentário
Deus deseja que os seres humanos vivam entre si em paz. Esta paz não é simplesmente uma ausência de guerra ou de conflitos. Pois o shalom querido por Deus nasce de uma humanidade reconciliada, de uma família humana que compartilha e reflete em si aquela paz que só Deus pode dar. Em Isaías, a parábola do lobo que habita com o cordeiro e do leopardo que se deita perto do cabrito, nos oferece uma visão simbólica do futuro que Deus quer para nós. Já que não podemos estabelecer este shalom por nossa própria conta, a Palavra nos chama a ser instrumentos de paz nas mãos do Senhor: artesãos da obra divina da reconciliação! A paz, como a unidade, é ao mesmo tempo dom de Deus e apelo à nossa participação.

A oração de Jesus pela unidade de seus discípulos não foi nem um mandamento, nem uma requisição, mas uma invocação ao Pai na véspera de sua entrega na cruz. Foi uma oração que jorrou do mais profundo de seu coração e de sua missão, no momento exato em que ele prepara seus discípulos para os tempos a vir: “Pai, que eles sejam um”.

Agora que celebramos o centenário da Oitava ou Semana de Oração pela Unidade – recordando também as demais aspirações, intercessões e iniciativas que a busca da unidade suscitou nos vários séculos percorridos – é oportuno avaliar os passos dados até aqui, guiados pelo Espírito Santo. O momento presente é, para nós, ocasião de dar graças pelos numerosos frutos que a oração nos deu, no caminho da unidade dos cristãos. Em muitos lugares, a animosidade e os mal-entendidos cederam lugar ao respeito e à amizade entre os cristãos e suas diferentes Comunidades. Hoje, é fato conquistado que os cristãos se reúnam para orar pela unidade, dando em seguida um testemunho comum do Evangelho através de gestos concretas, atuando lado a lado no serviço dos mais pobres e necessitados. O diálogo permitiu estabelecer pontos de compreensão recíproca, resolvendo várias diferenças doutrinais que nos dividiam.

Apesar disso, o momento presente deveria ser também, para nós, uma ocasião de arrependimento. Pois nossas divisões contradizem duramente a oração de Jesus pela unidade e a exortação imperativa de Paulo para vivermos em paz entre nós. Lamentavelmente, nós cristãos estamos em desacordo sobre muitos temas: além das distinções doutrinais que ainda nos separam, temos freqüentemente posições divergentes sobre questões morais e étnicas, sobre a guerra e a paz, sobre problemas da atualidade que necessitariam, ainda mais, nosso comum testemunho. Por causa de certas divisões internas e dos conflitos entre nós, não conseguimos corresponder dignamente à nobre vocação que Deus nos deu: ser instrumentos da paz e da unidade que Ele deseja.

O que dizer, então? Temos razões para nos alegrar, mas igualmente para nos entristecer. Rendamos graças, neste centenário, pelas pessoas das gerações passadas que se dedicaram generosamente ao serviço da reconciliação das Igrejas. Renovemos, hoje, nosso compromisso de ser artesãos da paz e da unidade desejadas por Cristo Jesus. Enfim, este momento particular nos oferece a ocasião de refletir, mais uma vez, sobre o apelo de orar sem cessar através de nossas palavras e de nossos atos, através da vida de nossas Igrejas.
Oração
Senhor, fazei que sejamos um: “um” em nossas palavras, para que vos elevemos uma oração humilde e em comum; “um” no desejo e na promoção da justiça; “um” no amor fraterno, para vos servir na pessoa dos irmãos e irmãs mais necessitados; “um” na esperança de vermos vossa Face. Senhor, fazei que sejamos “um” em Vós. Amém.

quinta-feira, janeiro 24, 2008

 

Semana de Unidade pelos Cristãos: 24 Janeiro


7º Dia: Orai sem cessar por nossas necessidades

Sustentai os fracos (1Tes 5,14)

1Sm 1,9-20: Anna pede ao Senhor que lhe dê um filho.
Sl 86: Dá atenção à minha voz suplicante.
1Tes 5,(12a)13b-18: A isso vos exortamos, irmãos: sustentai os fracos.
Lc 11,5-13: Todo o que pede, recebe.

Comentário
Profundamente aflita por causa de sua esterilidade, Ana implora a Deus que lhe dê um filho. Sua oração foi atendida e, chegado o dia, deu à luz Samuel – nome que significa: “o Senhor me atendeu”. No Evangelho de Lucas, Jesus mesmo nos diz que “todo o que pede, recebe”. Assim, na oração nos dirigimos a Deus para que ele atenda as nossas necessidades. Talvez a resposta não corresponda às nossas expectativas, mas Deus responde sempre.

O poder da oração é imenso, sobretudo quando ela esta ligada ao serviço. O Evangelho nos ensina que Cristo quer que nos amemos e nos sirvamos uns aos outros. Na epístola de Paulo aos Tessalonicenses, o tema do serviço é retomado de forma imperativa: “Sustentai os fracos”. Sabemos que é possível responder de maneira ecumênica, e concretamente, à miséria e ao sofrimento de muitos irmãos e irmãs. Muitas Igrejas, de tradições diferentes, trabalham de mãos dadas. Mas em certas circunstâncias seu testemunho é gravemente enfraquecido pela falta de unidade. Quando desejamos orar juntos somos, por vezes ficamos muito desconfiados das diferentes formas de oração que encontramos nas outras comunidades cristãs: a oração dos católicos à Deus pela intercessão dos santos ou de Maria, mãe de Jesus; a oração solene da liturgia ortodoxa; a oração de estilo pentecostal; a oração espontânea que os evangélicos dirigem diretamente à Deus, em linguagem informal.

No entanto, percebemos que esta diversidade nas formas de oração é bem apreciada. Nas Igrejas norte-americanas, as experiências de renovação carismática nos levaram a reconhecer melhor o poder da oração: isto ajudou a que muitos pentecostais se sentissem mais à vontade nos encontros ecumênicos. Igualmente, o diálogo com as Igrejas Ortodoxas que participam do Conselho Mundial de Igrejas permitiu compreender melhor a forma de oração própria de cada uma.

Certamente, a fé no poder da oração é uma convicção comum de nossas tradições e pode contribuir fortemente à causa da unidade cristã, à medida que nossas diferenças contribuam para uma rica diversidade. Com nossa oração assídua, deveríamos sustentar todos os diálogos que buscam resolver as divergências existentes entre nossas Igrejas, que ainda impedem nossa união eucarística à mesa do Senhor. Esperamos a ocasião futura de celebrar juntos o memorial de Cristo, elevando-lhe unânimes a nossa ação de graças: assim se cumpriria um grande passo adiante, no caminho da plena unidade.

Oração
Senhor, ajudai-nos a ser verdadeiramente “um” quando oramos pela cura de nosso mundo, pelas divisões entre nossas Igrejas e por nossa própria cura. Confirmai-nos na certeza de que vós nos escutais e atendeis às nossas preces. Em nome de Jesus Cristo, nós vos pedimos. Amém.

 

O outro é o próprio Deus que vem ao nosso encontro


Devemos reaprender a compreender o significado da solidariedade humana: Deus quer seres humanos, não fantasmas que evitam o mundo. Ele fez da terra a nossa mãe. Se anseias por Deus, abraça o mundo; se queres encontrar a eternidade, sirve o momento presente.
Dietrich Bonhoeffer

quarta-feira, janeiro 23, 2008

 

Semana de Unidade pelos Cristãos: 23 Janeiro


6º Dia: Orai sem cessar, para obter a graça de trabalhar com Deus

Estai sempre alegres, orai incessantemente (1Tes 5,16)

2Sm 7,18-29
Oração de louvor e alegria de Davi.
Sl 86
Senhor, presta ouvido e responde-me.
1Tes 5,(12a)13b-18
Estai sempre alegres.
Lc 10,1-24
Missão dos setenta e dois discípulos.

Comentário
Na oração, modelamos nossa vontade na vontade de Deus e participamos, deste modo, do cumprimento de seu desígnio. Necessitamos continuamente que o Espírito Santo transforme nossos corações, nos dê a graça de trabalhar com Deus, de participar da missão que Ele nos confia e do seu projeto de unidade. Enquanto oramos sem cessar nesta intenção, sabemos que são necessários cada vez mais operários para a messe. Por ocasião de numerosos encontros ecuménicos (e em particular do Fórum nacional pela Unidade Cristã realizado anualmente nos Estados Unidos) ficou evidente a necessidade de promover a participação de mais jovens para que o movimento ecuménico possa prosperar, seja hoje, seja no futuro. É preciso que mais operários conheçam a alegria da oração, para contribuir com a obra de Deus.

As leituras do 6º Dia nos ajudam a compreender melhor o que significa trabalhar a serviço do Evangelho. David, surpreso por ter sido escolhido para participar da edificação de um templo para o Senhor, pergunta : “Deus poderia realmente habitar a terra?” E conclui : “Que a casa de teu servo permaneça firme na tua presença”.

O salmista ora: “Senhor, mostra-me teu caminho e eu me conduzirei segundo tua verdade. Unifica meu coração para que ele tema o teu nome. Senhor meu Deus, quero celebrar-te de todo o coração, e glorificar o teu nome para sempre” (Sl 86,11-12).

Quando Jesus enviou os setenta e dois discípulos, confirmou que – graças a eles e a todos os que haverão de crer – a sua palavra, a sua paz e sua Boa Nova de que “o Reino de Deus chegou até vós” serão proclamados no mundo inteiro. Quando seus discípulos voltam felizes, apesar de terem sofrido a rejeição de alguns, Jesus se alegra com o sucesso deles de submeter os demónios: é preciso continuar proclamando a Boa Nova sem jamais cessar!

Deus quer que seu povo seja um. Como os cristãos de Tessalónica, nós também somos exortados à “viver na alegria” e a orar “sem cessar”, na esperança segura de que – se nos comprometemos plenamente a trabalhar com Deus – o seu desígnio de unidade será, enfim, realizado.

Oração
Senhor Deus, na perfeita unidade de vosso Ser, cultivai em nossos corações o desejo ardente e a esperança da unidade, para jamais cessarmos de trabalhar a serviço de vosso Evangelho. Nós vos pedimos por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

terça-feira, janeiro 22, 2008

 

Semana de Unidade pelos Cristãos: 22 Janeiro


5º dia: Orai sem cessar com um coração paciente
Tende paciência com todos (1 Tes 5, 14)

Ex 17,1-4: Por quê?
Sal 1: Dar fruto a seu tempo
1 Tes 5 (12a)13b-18: Tende paciência com todos
Lc 18, 9-14: Uma humilde oração


Comentário
Não podemos estar satisfeitos com a divisão dos cristãos. Somos legitimamente impacientes até que venha finalmente o dia de nossa reconciliação. Por isso, também devemos ser conscientes de que o ecumenismo não se vive em todas as partes no mesmo ritmo. Alguns avançam a grandes passos, outros são mais prudentes. Como Paulo prega, devemos seguir sendo pacientes com todos.

Como o fariseu em sua oração, podemos facilmente apresentar-nos ante Deus com a arrogância dos que fazem tudo muito bem: «Eu não sou como o resto dos homens». Se às vezes se tentam denunciar as lentidões ou as imprudências dos membros de nossa Igreja, ou as de nossos interlocutores ecumênicos, o convite à paciência ressoa como uma advertência importante.
Em certas ocasiões, inclusive, nós nos mostramos impacientes com Deus. Como o povo no deserto, às vezes gritamos para Deus: por que toda esta marcha, dolorosa, se tudo se deve acabar agora? Tenhamos confiança: Deus responde a nossas orações, do seu jeito, a seu devido tempo. Ele saberá suscitar novas iniciativas para a reconciliação dos cristãos, aquelas que em nosso tempo são necessárias.


Oração
Senhor, fazei de nós discípulos vossos; que escutemos vossa Palavra dia e noite. Em nosso caminho rumo à unidade, dai-nos saber esperar os frutos ao seu tempo. Quando os preconceitos e a desconfiança triunfam, concedei-nos a humilde paciência necessária para a reconciliação. Assim vos pedimos.


(Tradução da agência http://www.zenit.org/index.php?l=portuguese)

segunda-feira, janeiro 21, 2008

 

Semana de Unidade pelos Cristãos: 21 Janeiro


4º dia: Orai sem cessar pela justiça

Vede que ninguém retribua o mal com o mal; procurai sempre o bem uns com os outros e de todos (1 Tes 5, 15)


Êx 3,1-12: O Senhor ouve o grito dos filhos de Israel
Sal 146: O Senhor... faz justiça aos oprimidos
1 Tes 5,(12a)13b-18: Vede que ninguém retribua o mal com o mal
Mt 5,38-42: Não resistais ao homem mau

Comentário
Como povo de Deus, somos chamados a orar juntos pela justiça. Deus ouve o grito dos oprimidos, dos necessitados, do órfão e da viúva. Deus é um Deus de justiça e responde às nossas orações através do seu Filho, Jesus Cristo, que nos pediu que trabalhássemos juntos na unidade e na paz, e não na violência. É também o que nos recorda Paulo quando destaca: «Vede que ninguém retribua o mal com o mal; procurai sempre o bem uns com os outros e de todos».

Os cristãos rezam sem cessar pela justiça, para que toda vida humana seja tratada com dignidade e receba o que lhe corresponde. Nos Estados Unidos, a injustiça da escravidão só acabou com uma guerra civil sangrenta, à qual sucedeu um século de racismo mantido pelo Estado. A segregação em função da cor da pele existia inclusive nas igrejas. Infelizmente, o racismo e outras formas de sectarismo, como a xenofobia, ainda não desapareceram da sociedade americana.

Sobre tudo graças aos esforços das Igrejas, em particular das Igrejas afro-americanas e de seus sócios ecumênicos, e muito especialmente graças à resistência não-violenta do Reverendo Martin Luther King, Jr, os direitos cívicos de todos se inscreveram na legislação americana. Ele estava convencido profundamente de que só o amor cristão pode superar o ódio e permitir a transformação da sociedade; os cristãos continuam hoje se alimentando dessa certeza que os leva a trabalhar juntos a favor da justiça. O aniversário do nascimento de Martin Luther King é uma festa nacional nos Estados Unidos. Cada ano, cai exatamente antes ou durante a Semana de oração pela Unidade dos Cristãos.

Deus ouviu e respondeu aos gritos dos filhos de Israel. Deus continua ouvindo e respondendo aos gritos de todos os oprimidos. Jesus nos lembra que a justiça divina se revela em sua vontade pessoal de renunciar inclusive à sua segurança, sua potência e seu prestígio, e também à sua vida, com o fim de oferecer ao mundo a justiça e a reconciliação graças às quais todos os seres humanos se considerarão iguais em valor e dignidade.
Somente quando ouvimos e respondemos aos gritos dos oprimidos, podemos progredir juntos no caminho da unidade. Isso vale também para o movimento ecumênico, que pode nos exigir «dar passos suplementares» em nossa vontade de escutar o outro, de renunciar a ser vingativos e de atuar na caridade.

Oração
Senhor Deus, vós criastes a humanidade, homem e mulher, à vossa imagem. Concedei-nos orar sem cessar, com uma só alma e com um único coração, para que todos os que têm fome no mundo fiquem satisfeitos; que os oprimidos se libertem; que todo ser humano seja tratado com dignidade. Fazei de nós instrumentos vossos, para que este desejo se converta em realidade. Vo-lo pedimos em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.


(Tradução da ZENIT.org O texto faz parte do material distribuído pela Comissão Fé e Constituição, do Conselho Ecumênico das Igrejas e o Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.)

domingo, janeiro 20, 2008

 

UNIDADE NA DIVERSIDADE




Cada gesto orante
De fé e acção
Pela Unidade,
Se transforme em gotas
De água refrescante
Que, a todo o instante,
Regue os corações
Sedentos de paz,
De toques de amor,
De gotas que sarem
O ódio e a inveja,
Terreno espinhoso
Que não produz flores,
Belas, perfumadas,
De todas as cores,
De modo a acabar
Com as divisões
Que fomentam guerras
Entre gerações,
Povos e nações.

Só o amor é fonte
Da oração ponte
Para a Unidade,
Em Deus que é só um
E diz Seu Amor
Na Diversidade
Da Humanidade,
Convidando todos
Para a Comunhão
De Amor e Verdade.

Maria Lina da Silva, fmm
Lisboa, 19. 01. 08

sábado, janeiro 19, 2008

 

Semana de Unidade pelos Cristãos: 18-25 Janeiro


"ORAI SEM CESSAR" (1 Tess 5,17)


1º dia: Orai sempre
Orai sem cessar (1 Tes 5, 17)
Is 55, 6-9: Buscai o Senhor enquanto Ele se deixa encontrar
Sal 34: Chamei o Senhor e Ele me respondeu
1 Tes 5, 13b-18: Orai sem cessar
Lc 18, 1-8: Orar constantemente e sem desfalecer

Comentário
Paulo escreveu: «Estai sempre alegres. Orai sem cessar. Conservai-vos em constante ação de graças, porque isso é o que Deus quer de vós como cristãos». Sua carta está dirigida a uma comunidade de fiéis ansiosos ante a morte. Muitos irmãos e irmãs, bons e crentes, «dormiram» antes de que o Senhor voltasse de novo para unir todos em sua ressurreição. O que será destes fiéis falecidos? Qual será o destino dos vivos? Paulo os reconforta dizendo que os mortos ressuscitarão com os vivos e os convida «a orar sem cessar». Mas o que significa orar sem cessar? As leituras de hoje oferecem alguns elementos como respostas a esta questão. Toda a nossa vida deve ser uma busca de Deus, na convicção que, se o buscarmos, nós o encontraremos.
Em pleno exílio, quando tudo parecia inútil e sem esperança, o profeta Isaías proclama: «Buscai ao Senhor enquanto Ele se deixa encontrar, invocai-o enquanto está perto». Inclusive no exílio, o Senhor está perto de seu povo e o exorta a dirigir-se a Ele na oração, e a seguir suas ordens para que possa conhecer sua misericórdia e seu perdão. No centro do salmo 34, encontramos esta convicção profética que o Senhor responderá ao chamado dos que o invocam, unindo o louvor ao chamado à oração contínua.
No evangelho de Lucas, Jesus conta a parábola da viúva que pede justiça por um juiz que não tem temor de Deus nem respeito aos homens. Este relato é uma maneira de recordar a necessidade de uma oração constante, «orar sempre e sem desfalecer», e a certeza que a oração será atendida: «E Deus não faria justiça a seus eleitos que o invocam dia e noite?»
Como cristãos em busca da unidade, meditamos sobre estas leituras para encontrar «a vontade de Deus» com relação a nós «em Cristo Jesus». É Cristo que vive em nós. O chamado de orar sem cessar se converte em parte integral de sua intercessão eterna ante o Pai: «Que todos sejam um... para que o mundo creia...». A unidade que buscamos é a unidade «tal como Cristo a quer» e a celebração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é o reflexo do conceito bíblico de plenitude, ou seja, a esperança que um dia haverá resposta à nossa oração.
A unidade é um dom que Deus faz à Igreja. É também a vocação dos cristãos destinados a viver deste dom. A oração pela unidade é a fonte de onde brota qualquer esforço humano dedicado a manifestar a unidade plena e visível. Numerosos são os frutos produzidos em um século de semanas de oração pela unidade. Contudo, numerosas também são as barreiras que ainda dividem os cristãos e suas Igrejas. Com o fim de não desalentar-nos, devemos ser constantes na oração e buscar o Senhor e sua vontade em tudo o que empreendemos e em tudo o que somos.

Oração
Senhor da unidade, Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos pedimos sem cessar que todos sejam um como vós sois um. Pai, ouvi nosso chamado quando vos buscamos. Cristo, conduzi-nos à unidade que desejais para nós. Espírito Santo, fazei que nunca nos desanimemos. Amém.


Meditação para o 2º dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (19 Janeiro)

2º dia: Orai sempre, não tenhais confiança em mais ninguém senão Deus
Conservai-vos em constante ação de graças (1 Tes 5, 18).
1 Re 18, 20-40: O Senhor é Deus
Sal 23: O Senhor é meu pastor
1 Tes 5(12a)13b-18: Conservai-vos em constante ação de graças

Comentário
A oração se fundamenta na confiança de que Deus é poderoso e fiel. Só ele abrange tudo, presente e futuro. Sua palavra é confiável e verídica.
A história de Elias em 1 Reis mostra de maneira impressionante a unicidade de Deus. Elias admoesta os apóstatas que veneram Baal, que não responde a suas orações. Contudo, quando Elias ora ao Deus de Israel, a resposta é imediata e milagrosa. O povo toma consciência e novamente volta seu coração para Deus.
O Salmo 23 é uma profunda confissão de confiança. Descreve uma pessoa convencida de que Deus guia seus passos e que a tem perto de si mesmo nos momentos difíceis da vida, quando é vítima da desolação e da opressão.
Provavelmente nos encontramos em circunstâncias difíceis, às vezes inclusive de grande agitação. Provavelmente atravessamos momentos de desespero e desânimo. Às vezes, parece que Deus se oculta. Mas Ele não está ausente. Manifestará seu poder para libertar-nos em meio às nossas lutas existenciais. Esta é a razão pela qual lhe damos graças em toda circunstância.
A ressurreição de Lázaro é um dos episódios mais espetaculares narrados no evangelho de João. Revela o poder de Cristo, capaz de romper os vínculos da morte e antecipa a nova criação. Jesus ora em voz alta em meio ao povo e dá graças a seu Pai pelos potentes milagres que realizará. A obra salvadora de Deus se realiza através de Cristo para que todos creiam nele.
A peregrinação ecumênica nos ajuda melhor a tomar consciência das ações maravilhosas de Deus. Comunidades cristãs separadas umas das outras se encontram. Descobrem sua unidade em Cristo e compreendem que todas são parte de uma só e mesma Igreja, e têm necessidade uns dos outros.
Provavelmente há sombras que vêm ocultar a perspectiva da unidade, que está em perigo por algumas frustrações e tensões, e que nos perguntam se nós, os cristãos, estamos realmente chamados à unidade. Nossa oração incessante nos sustenta quando nos voltamos para Deus e temos confiança n'Ele. Não duvidamos de que Ele realiza sua obra em nós e nos conduzirá para a luz de sua vitória. Sempre nossa reconciliação e nossa unidade são o princípio de seu reino.

Oração
Deus de toda criação, escutai vossos filhos em oração. Ajudai-nos a conservar nossa fé e nossa confiança em vós. Ensinai-nos a dar-vos graças em toda circunstância, a ter confiança em vossa misericórdia. Dai-nos a verdade e a sabedoria, para que vossa Igreja nasça à nova vida na comunhão. Só vós sois nossa esperança. Amém.

sexta-feira, janeiro 18, 2008

 

MAGIA DA ESPERANÇA

Quem respirar bem
O ar da Esperança
Que se fez criança
Nascida em Belém,
Descobre a magia,
O encanto e o poder
De tornar mais belo
Cada amanhecer,
Na paz, na alegria,
De quem vai compor
Nova melodia
Na pauta do Amor,
Com notas de vida
Feita doação,
Estendendo mão,
Mente e coração,
A cada irmão,
Como quem adora
Deus que em todos mora.

É esta magia
Que traz alegria
E paz ao silêncio
Que fala de noite,
Ao romper da aurora
Ou ao meio- dia.

Maria Lina da Silva, fmm

Lisboa, 08.01.08

terça-feira, janeiro 15, 2008

 

15 Janeiro: Dia de S. Arnaldo Janssen


"O amor de Deus resplandece em nossos corações nas cores do arco-iris" )

Arnado Janssen Fundador e Pai de três congregações missionárias:

Sociedade do Verbo Divino, SVD (1875)

Sociedade das Servas do Espírito Santo, SSpS (1889)

Sociedade das Servas do Espírito Santo e da Adoração Perpétua, SSpSAdP (1896)


domingo, janeiro 06, 2008

 

Dia da Infância Missionária: 6 de Janeiro 2008



"Crianças ajudam crianças"



Quais os seus objectivos? Apresentamos alguns:
a) Formar as crianças e adolescentes para a abertura universal, a fim de olharem mais além das fronteiras; formá-las para o serviço e doação de si e convidá--las a considerar sua possível vocação missionária;
b) Levá-las a rezar pelas missões e por todas as crianças de perto e de longe, unindo-se às intenções do Papa;
c) Incentivá-las a oferecerem pequenos sacrifícios, através de pequenas renúncias, como meio de partilhar da acção salvadora de Jesus;
d) Ajudá-las a partilhar os bens materiais, em espírito de solidariedade cristã.

Sendo uma Obra de crianças para crianças, necessita, porém, da colaboração dos educadores: pais, sacerdotes, religiosos(as), professores, catequistas, encarregados de grupos e movimentos, amigos das missões e de todos os que, de algum modo, são responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento da dimensão missionária de fé das crianças e adolescentes.

Oração
Jesus,
a tua ressurreição
é a vitória definitiva
sobre as trevas do mal.
Faz com que todas as crianças do mundo
possam conhecer Jesus,
vencedor da morte, e participar
na alegria da tua Páscoa.
Liberta o mundo
de qualquer espaço de sombra
e faz resplandecer a luz
da ressurreição em toda a Terra.
Transforma-nos em novos apóstolos,
cheios de coragem.
Portadores de esperança,
anunciaremos a todos
a Boa Nova do teu amor.
(http://www.opf.pt/home/index2.htm)

quarta-feira, janeiro 02, 2008

 

Viva um Ano Feliz!


"Siga tranquilamente entre a inquietude e a pressa, lembrando-se de que há sempre paz no silêncio.Tanto quanto possível, sem se humilhar, mantenha-se em harmonia com todos os que o cercam.
Fale a sua verdade clara e mansamente.
Escute a verdade dos outros, pois eles também têm a sua própria história.
Evite as pessoas agitadas e agressivas: elas afligem o nosso espírito.
Não se compare aos demais, olhando as pessoas como superiores ou inferiores a você: isso o tornaria superficial e amargo.
Viva intensamente os seus ideais e o que você já conseguiu realizar. Mantenha o interesse no seu trabalho, por mais humilde que seja, ele é um verdadeiro tesouro na continua mudança dos tempos.
Seja prudente em tudo o que fizer, porque o mundo está cheio de armadilhas. Mas não fique cego para o bem que sempre existe.
Em toda parte, a vida está cheia de heroísmo. Seja você mesmo. Sobretudo, não simule afeição e não transforme o amor numa brincadeira, pois, no meio de tanta aridez, ele é perene como a relva.
Aceite, com carinho, o conselho dos mais velhos e seja compreensivo com os impulsos inovadores da juventude.
Cultive a força do espírito e você estará preparado para enfrentar as surpresas da sorte adversa. Não se desespere com perigos imaginários: muitos temores têm sua origem no cansaço e na solidão.
Ao lado de uma sadia disciplina conserve, para consigo mesmo, uma imensa bondade.
Você é filho do universo, irmão das estrelas e árvores, você merece estar aqui e, mesmo que não possa perceber, a terra e o universo estão cumprindo o seu destino. Procure, pois, estar em paz com Deus, seja qual for o nome que você lhe der. No meio do seu trabalho e nas aspirações, na fatigante jornada pela vida, conserve, no mais profundo do seu ser, a harmonia e a paz.
Acima de toda mesquinhez, falsidade e desengano, o mundo ainda é bonito. Caminhe com cuidado, faça tudo para ser feliz e partilhe com os outros a sua felicidade."

(DESIDERATA - Do Latim desideratu Aquilo que se deseja. Aspiração. Este texto é de Max Ehrmannn e foi encontrado na velha Igreja de Saint Paul, Baltimore, datado de 1692)

terça-feira, janeiro 01, 2008

 

APELOS DO ANO NOVO 2008


ANO NOVO!
Horizonte aberto
A sonhos de paz
E felicidade,
Para a humanidade!
E quem acredita
Que a vida é graça,
Com fé, ergue a taça
Cheia de alegria,
Para agradecer
Cada novo dia,
Pois é grande dita
Poder construir
Um mundo melhor,
A partir do sonho
Que Deus tem p’ra nós,
Vivo e encarnado
Em Jesus Seu Filho,
O Verbo humanado.

ANO NOVO!
Convite divino
A compor um hino
Ao belo e ao bom
Que existe na terra
E reza no céu,
Tocado e cantado
No mais belo tom,
E a harpa do amor
A emitir o som
A todo o universo,
Levando a paz
Ao povo disperso.

ANO NOVO!
Proposta de Deus
Para fazer novos
A terra e os céus,
Defendendo a vida
Como a linda flor
Que espalha perfume
E agrada ao Senhor,
Porque a vida traz
Anseios de paz,
Encanto e louvor.

ANO NOVO!
Compasso na pauta
Da existência humana,
Para fazer nosso
O sonho de Deus
E saborear
A paz e o amor
Nessa melodia
Descida dos céus,
Qual prancha segura
Para mergulhar
No espaço infinito,
Rico em harmonia
E inspiração,
Apelo a compor,
Com notas de amor,
A nova canção
Que faça ecoar
Em todo o lugar:
A PAZ, MEU IRMÃO!
FELIZ, ANO NOVO!DEUS AMA O SEU POVO!


Maria Lina da Silva, fmm
Lisboa, 01.01.08

This page is powered by Blogger. Isn't yours?